16 de março – Dia do Clínico

16 de Março – Dia do Clínico

Reconhecimento, bravura e persistência definem o Médico Clínico

Desde a fundação da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, todo dia 16 de março comemora-se o dia do Médico Clínico, a mais antiga de todas as especialidades da Medicina e, também, a mais abrangente, pois se relaciona com o todo: o paciente e a doença. O especialista Clínico, quando bem formado, pode atender cerca de 70% das enfermidades presentes no corpo humano e oferecer atendimento preciso, humanista e assertivo para seus pacientes.
É importante dizer, inclusive, que hoje representamos uma classe de médicos que antes mesmo de existir a residência médica, tinha em sua jornada, obstáculos maiores para o egresso na profissão como médico. Muitos, antes de nós, galgaram suas experiências em regiões com poucos recursos para aprenderem efetivamente na prática como serem médicos e, ainda assim, conseguiram depositar amor, respeito, humildade e devoção aos seus assistidos.
Por esses e outros motivos, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica nasceu para preencher uma lacuna que persistia em tornar invisível a importância e necessidade do reconhecimento do Médico Clínico, cuja especialidade é o início da medicina para todos que a escolhe e que, em algum momento, seguirão para outras áreas especialistas.
O Médico Clínico, em sua essência, atua diretamente no problema e não apenas na doença. Por meio de suas ações, pode tratar o doente e não apenas a enfermidade, ou seja, avalia a raiz das causas e em uma simples conversa com seu paciente, pode entender e identificar as possíveis necessidades para um tratamento, evitando o desperdício de exames e exposição do enfermo para outros fins. Caracteriza-se neste ato a confiança e a eminente adjutória de cura.
O médico quando se forma, não pode contar apenas com seu currículo acadêmico. Precisa entender que para ser médico, é necessário por em prática o amor ao próximo! Essa filosofia é marca registrada do Médico Clínico e é, também, um dos alicerces que ocasionaram o surgimento da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB), reconhecimento do Conselho Federal de Medicina (CFM) como especialidade e de profissionais comprometidos em tornar a nossa especialidade merecidamente reconhecida.
Portanto, o dia 16 de março não é apenas um número ilustrativo ou temático no calendário anual, mas uma bandeira levantada por muitos para a união, qualificação e, sobretudo, fortalecimento de uma especialidade que merece todas as honras!
Parabéns aos Clínicos do Brasil!

 

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *