As Ligas Acadêmicas são importantes para a formação plena dos futuros médicos

Quando se pensa em estudantes de medicina, logo celebramos a dedicação e empenho de cada um deles para com a sua futura profissão. E para que isso de fato aconteça, além das aulas teóricas e práticas durante o curso, existem as Ligas acadêmicas que oferecem suporte e formação complementar aos universitários.

Para falar sobre o tema, convidamos o Dr. João Manoel Theotonio, presidente do Capitulo de Ligas Acadêmicas da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, para falar sobre a importância do envolvimento dos alunos neste modelo complementar de ensino.

“As Ligas acadêmicas são associações que visam complementar a formação do estudante em diversos assuntos e são entidades criadas por discentes, docentes e profissionais interessados no tema abordado. As Ligas Acadêmicas de Clínica Médica e de especialidades que tem a Clínica Médica como pré-requisito colocam o aluno de medicina em contato com as especialidades clínicas para complementar a sua formação, preparando-o melhor para as suas atividades futuras como médico profissional”, comenta o doutor João Theotonio.

Ele enfatiza, também, que o principal desafio das Ligas, segundo relatos dos acadêmicos, é contar com professores do corpo docente como tutores/mentores, além da falta de apoio dos gestores das escolas médicas. Sobre as principais vantagens em se criar uma Liga acadêmica, por ser considerada como uma atividade extracurricular para os aprendizes, possui o objetivo de promover o aprofundamento teórico-prático das atividades ofertadas em sala de aula. Desse modo quando uma liga acadêmica é criada e bem gerida, trará ganhos no aprendizado. Com relação à liga acadêmica de Clínica Médica, por tratar-se de uma especialidade com grande abrangência, proporciona oportunidade adicional aos alunos de desenvolverem projetos de ensino e pesquisa em todas as especialidades que derivam da Clínica Médica, por ser um campo fértil a ser explorado.

Para a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, as Ligas são importantes e necessárias para a formação plena dos alunos de medicina. Tanto que a entidade tem um capítulo específico para as ligas acadêmicas e seus associados, no qual oferece apoio, promove e chancela atividades geradas pelas ligas cadastradas a entidade. Durante o Congresso Brasileiro de Clínica Médica, realizado a cada dois anos, os ligantes podem aprimorar seus conhecimentos, interagirem com colegas de outras Escolas de Medicina e, também, apresentarem suas produções científicas.

“Em 2021 tivemos um Simpósio exclusivo para os ligantes, como um evento oficial do programa do Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Nosso objetivo é manter este simpósio nos próximos congressos e também organizar eventos similares na modalidade on-line nos anos posteriores”, comenta o doutor João Theotonio.

Sobre a escolha da Clínica Médica como especialidade ou como pré-requisito para outras especialidades, o doutor João Theotonio diz que depende de outros fatores que vão além da participação em ligas acadêmicas de Clínica Médica. “A participação do acadêmico em eventos como ligante poderá ser um grande estímulo para que ele siga na especialidade de Clínica Médica, despontando grandes talentos. Ainda, podem assumir posições de liderança acadêmica junto aos demais colegas”, enaltece.

O médico especialista em Clínica Médica, com formação bastante consistente se torna grande exemplo para os futuros colegas de profissão, tanto na elaboração de um bom raciocínio clínico baseado na fisiopatologia da enfermidade, quanto na melhor escolha terapêutica embasada pela fisiopatologia. “Não podemos esquecer que grande parte das demandas dos pacientes são solucionadas pelo Clínico, cujo lança mão de poucos exames complementares e reduz o custo de diagnóstico e tratamento aos seus pacientes”, finaliza doutor João Theotonio.

 

Texto: Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM)

Jornalista: Carina Gonçalves – MTB: 48326

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *