Cardiomiopatia de Takotsubo após pneumonia: relato de caso
Main Article Content
Resumo
Também chamada de Síndrome do Coração Partido, a Síndrome de Takotsubo é uma doença cardiovascular com quadro clínico semelhante ao infarto agudo do miocárdio, porém, com coronárias normais na cineangiocoronariografia. Normalmente está associado a quadros de estresse emocional ou físico sendo necessário o conhecimento da patologia para diagnóstico e boa condução do caso. O objetivo deste estudo foi relatar um caso clínico de uma paciente com cardiomiopatia de Takotsubo após pneumonia e internação hospitalar. A importância do tema é ressaltada pela raridade do tema e pelo seu subdiagnóstico. Mulher, 77 anos com história de disfagia de transferência evoluindo após 10 dias com tosse produtiva de coloração amarelada. Diagnosticada e internada com pneumonia broncoaspirativa e iniciada antibioticoterapia. No sétimo dia de internação evoluiu com precordialgia associada a dispneia. História mórbida de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico há 4 anos com sequela de hemiplegia esquerda e crises convulsivas. O eletrocardiograma (ECG) demonstrou supradesnivelamento do segmento ST em parede ântero-septal. À cinecoronariografia ausência de lesões obstrutivas significativas e à ventriculografia e ecocardiograma discinesia de ventrículo esquerdo com abalonamento ântero-infero- apical. No caso descrito os fatores desencadeantes ficaram claros sendo o estresse físico pela pneumonia e emocional pela internação hospitalar. O quadro clínico apresentado pela paciente associado a cinecoronariografia, ecocardiografia e eletrocardiografia e o padrão de reversibilidade da disfunção cardíaca nos remetem ao disgnóstico de Cardiomiopatia de Takotsubo.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.