Hemofilia adquirida A: relato de caso
Main Article Content
Resumo
Hemofilia adquirida A (HAA) é uma doença rara – incidência de 1/1.000.000 ao ano -, com maior prevalência em pessoas de 65 a 85 anos. A doença caracteriza-se pela presença de autoanticorpos contra fator VIII (FVIII), o que induz a inibição da ligação entre este com fator de Von Willebrand e consequente inativação de sua função anticoagulante. O objetivo deste trabalho foi apresentar um caso de HAA e destacar a necessidade do médico generalista para o reconhecimento desta doença, visto que sua alta taxa de mortalidade - aproximadamente mais de 20% - a torna um importante diagnóstico diferencial de coagulopatias graves. Paciente do sexo masculino, 59 anos, com quadro de dor no ombro esquerdo e evolução para hematomas em diversas partes do corpo. Confirmado o diagnóstico de hemofilia adquirida A, iniciou-se o tratamento suportivo e de supressão de inibidor de fator VIII, entretanto, houve novos sangramentos. Após terapêutica com ciclofosfamida, foi obtida a supressão das recorrências dos casos hemorrágicos. Devido a posterior desenvolvimento de anemia, o quimioterápico foi suspenso. Um mês após a retirada do fármaco, o paciente segue sem reincidência do quadro. O diagnóstico de hemofilia adquirida A é evidente caso haja o conhecimento prévio dos achados semiológicos e sua rotina de investigação laboratorial, mas frequentemente é atrasado devido à falta de familiaridade com a doença pelos médicos generalistas, fator que interfere diretamente no curso da HAA, pois o diagnóstico precoce é um fator determinante para a redução da taxa de mortalidade.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.