Diarreia crônica como manifestação inicial do lúpus eritematoso sistêmico grave. Relato de caso e revisão da literatura
Main Article Content
Resumo
O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune de etiologia desconhecida que se caracteriza por períodos de remissão e de atividade envolvendo múltiplos órgãos. As manifestações gastrointestinais do lúpus eritematoso sistêmico ocorrem entre 25 e 40% de todos os pacientes portadores da doença e podem estar associadas à atividade da doença, ou serem consequência do seu tratamento. Entre os sintomas gastrointestinais relacionados ao lúpus eritematoso sistêmico, os mais frequentes são dor abdominal (secundária à serosite ou vasculite intestinal), vômitos e diarreia. Entretanto, diarreia crônica como manifestação inicial do lúpus eritematoso sistêmico grave não tem sido descrito na literatura, motivo pelo qual se decidiu relatar o presente caso lúpus eritematoso sistêmico grave em apresentações iniciais atípicas como a diarreia crônica. Paciente do gênero masculino, 18 anos, com queixa de diarreia crônica, febre intermitente, astenia e emagrecimento há 4 meses. Durante a investigação foi evidenciada proteinúria, artrite, anemia hemolítica e FAN positivo fechando critérios para lúpus eritematoso sistêmico. Apesar de instituída a terapêutica, evoluiu com acometimento grave de órgão-alvo (hemorragia pulmonar). Devido a sua abrangência salienta-se a importância de considerar as manifestações do trato gastrointestinal como primeiros sintomas da doença, proporcionando um diagnóstico precoce , aumento da eficácia terapêutica, evitando assim possível desfecho grave ou fatal.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.