Perfil dos sinais e sintomas mais prevalentes na epidemia de dengue pelo sorotipo 4 em Campos dos Goytacazes (RJ)
Main Article Content
Resumo
JUSTIFICATIVA E OBJETIVO: O quadro clínico da dengue é composto por sinais e sintomas variáveis, dependendo de diversos fatores, como a existência de quatro sorotipos virais. O objetivo deste estudo foi identificar os sinais e sintomas mais prevalentes durante a epidemia de dengue pelo sorotipo 4. MÉ- TODOS: Estudo observacional realizado por meio de análise de 600 prontuários de pacientes atendidos no Centro de Referência da Dengue em Campos (RJ), no período de janeiro a abril de 2013. Foram selecionados prontuários de pacientes de ambos os sexos, faixa etária superior a 13 anos de idade e com sorologia antidengue IgM reagente. As variáveis analisadas foram: faixa etária, sexo, sinais e sintomas apresentados no primeiro atendimento ambulatorial. RESULTADOS: Na amostra analisada, a faixa etária predominante foi de 41 a 60 anos (37,5%), seguida pela de 21 a 40 anos (36,7%). Pertenciam ao sexo feminino 61,5% dos pacientes. Dentre os sinais e sintomas, destacam-se febre (89,2%), cefaleia (82,2%), mialgia (79,8%) e dor retro-orbitária (60,5%). Outros sinais e sintomas foram observados em menor frequência: dor em membros inferiores (11,3%), dor lombar (10,2%), sinais hemorrágicos (6,5%) e parestesia em membros inferiores (1,5%). CONCLUSÕES: Sintomas como febre, cefaleia, mialgia e dor retro-orbitária permaneceram entre as manifestações mais comuns da doença. Sintomas incomuns estiveram presentes, mesmo que em menor proporção. Sinais hemorrágicos intensos e de insuficiência circulatória foram pouco observados, mostrando o caráter mais brando da infecção por esse sorotipo viral.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.