Relação entre diarreia infantil e hospitalização por desidratação
Main Article Content
Resumo
OBJETIVO: Traçar o perfil epidemiológico e a relação entre diarreia infantil e hospitalização por desidratação. MÉTODOS: Trata-se de estudo retrospectivo, descritivo, de abordagem quantitativa. A população estudada correspondeu a crianças que geraram notificação por diarreia e/ou hospitalização por desidratação no Estado do Tocantins, entre 2010 e 2015. A informação foi extraída do banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) disponibilizados pelo Ministério da Saúde. RESULTADOS: Entre os anos de 2010 a 2015, foram registrados 82.973 casos de crianças com diarreia no Tocantins. Já o número de internações infantis por desidratação neste período totalizou 1.851. A prevalência média no período analisado foi de 1.382 casos de diarreia infantil por mês, com 31 registros de internações por desidratação infantil mensais. Em todos os anos estudados, a incidência foi aumentada entre junho e setembro, com acréscimo de até 50% em casos de diarreia e 185% em internações. Em geral, os parâmetros relacionados ao número de casos de diarreia em crianças e ao número de hospitalização por desidratação seguiram comportamentos associados, o que reforçou uma relação causal entre eles. CONCLUSÃO: O Tocantins apresentou destaque, em nível nacional, em relação a casos de desidratação e mortalidade infantil no período de 2010 e 2015. Por ser tão relevante na morbimortalidade infantil, a revisão de políticas públicas é urgente, com foco na prevenção e na terapêutica efetivas da diarreia e da desidratação infantis.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.