Prevalência de lesões em órgãos-alvo em diabéticos tipo 2
Main Article Content
Resumo
Objetivo: Analisar a prevalência de lesões em órgãos-alvo. Métodos: Foi realizado estudo transversal e retrospectivo utilizando dados do Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos considerando diabéticos tipo 2 do Estado de Minas Gerais, entre os anos de 2003 e 2012. Foram analisadas quatro lesões características da má evolução do diabetes mellitus tipo 2: infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, pé diabético e doença renal crônica. Resultados: Foram encontrados 36.270 diabéticos tipo 2. O infarto agudo do miocárdio acometeu 2,9% dos pacientes, gerando 1.087 casos. A idade mais atingida foi acima de 40 anos. O acidente vascular cerebral acometeu 2,4% dos diabéticos, provocando 892 ocorrências. A idade de maior prevalência se situou entre 50 e 64 anos, sendo responsável por 41,4% dos casos. O sexo feminino apresentou superioridade, sendo responsável por 56% dos casos. O pé diabético foi registrado em 1.160 pacientes, somando 3,1% do total de diabéticos. A doença renal crônica foi a lesão secundária ao diabetes mellitus tipo 2 mais prevalente no estado, gerando 2.094 registros, o que representa 5,7% do total de diabéticos. O sexo feminino foi consideravelmente mais acometido (65,1% dos casos), sendo a faixa etária entre 45 e 64 anos a mais prevalente. Conclusão: Este estudo sobre a prevalência e os fatores de risco para o desenvolvimento de lesões secundárias em diabéticos tipo 2 de Minas Gerais permitiu identificar que se trata de complicações muito prevalentes no Estado, e que os aspectos clínicos analisados constituem importantes fatores de risco para a má evolução da doença.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.