Mensuração da força de preensão palmar em indivíduos com hipermobilidade articular
Main Article Content
Resumo
Objetivos: Avaliar a força de preensão palmar de mulheres com hipermobilidade articular, comparando-as com as sem hipermobilidade articular, relacionando idade, dominância manual e comportamento da força de preensão palmar ao longo das mensurações. Métodos: Trata-se de estudo transversal de caráter analítico. A amostra foi composta por 68 mulheres, das quais 42 formaram o Grupo Hipermobilidade Articular e 26 o Grupo Controle. Como instrumento de coleta, foi utilizado o dinamômetro Jamar®, tendo sido seguido o protocolo recomendado pela American Sociecity of Hand Therapists (ASHT). A análise estatística foi realizada utilizando o software BioEstat 5.0 e a análise de variância, para avaliar a significância das médias, seguido dos testes de Tukey e t de Student independente para as variáveis antropométricas, idade e força manual bilateral, considerando índice de significância de 95%. Resultados: Houve predomínio da força de preensão palmar da mão direita em relação à esquerda em ambos os grupos. Indivíduos portadores de hipermobilidade articular possuíam menor força em ambas as mãos quando comparados ao Grupo Controle. A força manual bilateral do Grupo Controle foi maior naqueles com idade igual e superior a 21 anos em relação aos indivíduos com idade igual e menor a 20 anos. Ainda, indivíduos hipermóveis com idade igual e menor a 20 anos possuíam menor força quando comparados ao Grupo Controle com idade igual e maior a 21 anos em ambas as mãos. Conclusão: Considerando os resultados concebidos por este estudo, sugere-se que há correlação entre força de preensão manual e hipermobilidade articular.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.