A  hemoglobina é um componente das células vermelhas (eritrócitos) do sangue. A  A1C é um componente  menor da hemoglobina, sendo encontrada em adultos não diabéticos em uma proporção de 1% a 4%. Na prática, os valores normais da hemoglobina A1C (HbA1C), também chamada de hemoglobina gicosilada ou glicada, vão de 4% até 6%.

Niveis elevados de HbA1C (acima de 6,5% a 7,0%) em diabéticos, estão associados a um risco aumentado de complicações crônicas microvasculares (como a doença renal ou comprometimento da retina dos olhos) ou macrovasculares (como a aterosclerose que leva ao infarto do miocárdio ou até a morte). A HbA1C avalia o controle dos níveis de glicemia (açúcar no sangue) em diabéticos nos últimos 3 meses.

Estudos como o DCCT (Diabetes Control and Complications Trial) e o UKPDS (United Kigdom Prospective Diabetes Study), demonstraram que um controle melhor do diabete, expresso por valores menores da HbA1C, associa-se a um menor risco de complicações crônicas em diabéticos do tipo 1 e 2, respectivamente.  

www.portaldocoracao.com.br