doença periodontal (periodontite) e a perda dos dentes podem aumentar o risco do desenvolvimento do diabete melito do tipo 2 (DM2), de acordo com dois recentes estudos. A perda dos dentes aumenta o risco relativo de DM2 em 14% até 29%, entre homens e mulheres, diz a Dra. Kaumudi J. Joshipura, da Escola de Saúde Pública de Harvard (Boston, Estados Unidos).

Estas conclusões foram obtidas através da análise dos dados de dois grandes estudos: o Nurses Health Study e o Health Professionals Follow-up Study , que incluíram mais de 100.000 mulheres e 50.000 homens, respectivamente.

A periodontite (inflamação das gengivas) também associou-se a um aumento de 32% do risco relativo de DM2 entre os homens, e um aumento do risco de 20% entre as mulheres.

O processo inflamatório é provavelmente o elo de ligação entre a doença periodontal e o risco de DM2.No entanto, a Dra. Joshipura ressalta: "a relação entre a doença periodontal e o DM2 é bidirecional, ou seja, uma situação pode favorecer a outra e vice-versa".

A doença periodontal e a perda dentária foram significativamente associadas com o desenvolvimento do DM2, independentemente  do hábito de fumar."Mais estudos são necessários para confirmar definitivamente estas relações", finaliza a Dra. Joshipura.

Fonte:American Diabetes Association Meeting(2009).

www.portaldocoracao.com.br