Um estudo recente da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, indica que 44% dos pacientes com glaucoma – grupo de doenças caracterizadas por danos no nervo ótico causados principalmente por aumento na pressão dentro do olho – não seguem adequadamente o tratamento necessário. E isso é preocupante, pois a doença é a segunda maior causa de cegueira no mundo.

Monitorando, por três meses, um grupo de 196 pessoas com glaucoma de ângulo aberto, glaucoma de ângulo fechado ou hipertensão ocular, os pesquisadores descobriram que 44% usam os colírios menos de três quartos das vezes necessárias. E a aderência ruim ao tratamento seria mais comum em afroamericanos, pessoas que admitiam problemas de aderência a medicações, pessoas com falta de entendimento do glaucoma e seu tratamento, pacientes com menos de 50 anos ou mais de 80.

“Os médicos precisam perguntar sobre a aderência à terapia e oferecer aos pacientes assistência para descobrir como ser bem sucedido em tomar as medicações da forma prescrita”, concluíram os autores, destacando que só com a descoberta precoce da doença e o tratamento adequado pode-se evitar a perda irreversível da visão.

Fonte:Boa saúde blog, 10 de junho de 2009.