Tomar café regularmente pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolver câncer de próstata avançado, segundo estudo apresentado esta semana na conferência da Associação Americana de Pesquisa do Câncer. Avaliando dados de um acompanhamento de 20 anos incluindo 50 mil homens, os pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, descobriram que aqueles que tomavam seis ou mais xícaras de café por dia tinham 59% menos chances de ter a forma avançada da doença, comparados àqueles que não tomam café.

 

De acordo com os especialistas, não seria apenas a cafeína a responsável pelos benefícios encontrados na pesquisa, pois aqueles que consumiam o café descafeinado apresentaram uma redução similar nos riscos. Eles destacam que o café contém outros compostos benéficos, como antioxidantes e minerais, que poderiam cumprir um papel na prevenção do câncer de próstata. “O café tem efeitos sobre o metabolismo da glicose e da insulina, assim como sobre os hormônios sexuais – fatores que cumprem um papel no câncer de próstata”, destacou a pesquisadora Kathryn M. Wilson.

 

Apesar dos resultados animadores, os especialistas ressaltam que ainda é cedo para recomendar a bebida como forma de prevenção ao câncer. “Muito poucos fatores do estilo de vida foram consistentemente associados com o risco de câncer de próstata, especialmente com o risco da forma agressiva da doença, então seria muito animador se essa associação fosse confirmada em outros estudos”, concluíram os pesquisadores.

Fonte:blog boa saúde, 9 de dezembro de 2009.