De 10 a 14 de maio, o metrô de São Paulo, em parceria com o Instituto do Coração, organiza uma semana de treinamento em Ressuscitação Cardiopulmonar para usuários do transporte público paulista. A iniciativa pioneira recebe importante apoio da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, através do seu Capítulo de Ressuscitação Cardio-Pulmonar-Cerebral, e também da Abramurgem...
De 10 a 14 de maio, o metrô de São Paulo, em parceria com o Instituto do Coração, organiza uma semana de treinamento em Ressuscitação Cardiopulmonar para usuários do transporte público paulista. A iniciativa pioneira recebe importante apoio da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, através do seu Capítulo de Ressuscitação Cardio-Pulmonar-Cerebral, e também da Abramurgem. De acordo com o Dr. Sérgio Timerman, Presidente do Capítulo de Ressuscitação Cardio-Pulmonar-Cerebral da SBCM e um dos mentores desta ação, os primeiros minutos antes da chegada do socorro especializado fazem toda diferença para a sobrevida de uma pessoa com parada cardíaca. Por isso a atuação da população é essencial. “Vários trabalhos internacionais mostram que quando você sensibiliza a população e prepara as pessoas para esse pronto atendimento, nós passamos de 20 a 30% de sobrevida na parada cardíaca e chegamos perto da nossa meta que é de 50 a 60% de sobrevida”, explica Timerman, que também é Presidente da Abramurgem Regional-SP. Ele acredita que, apoiando ações como essa, a entidade cumpre com seu compromisso junto à comunidade mantendo vivos seus paradigmas, que são a humanização da medicina, a qualidade na relação médico-paciente, a ética na sala de emergência e a democratização e atualização do conhecimento.
 

O Incor trabalha em parceria com o metrô há mais de três anos e já treinou e capacitou mais de 2.600 funcionários. Em cada dia da semana o treinamento de RCP para a população será realizado gratuitamente em uma das seguintes estações: Sé, Paraíso, Santana, Santo Amaro e Tatuapé.