A insuficiência cardíaca (IC) caracteriza-se pela incapacidade do coração em suprir as necessidades metabólicas dos órgãos, devido a um bombeamento insuficiente de sangue através da circulação.

Teoricamente, o excesso de peso seria um fator agravante para os pacientes portadores de IC, no entanto, um recente estudo demonstrou que portadores de IC  que são obesos, apresentam um menor risco de morte ao longo do tempo.

Este estudo teve como objetivo principal determinar a relação entre o IMC (índice de massa corporal,ou seja, o peso dividido pela altura ao quadrado) e o risco de morte ao longo prazo (pelo menos 5 anos) em pacientes com IC.

Um total de 504 pacientes (366 homens e 138 mulheres) portadores de IC, com uma idade média de 68 anos, foram seguidos durante período médio de 68,4 meses.A mortalidade em 5 anos foi significativamente diferente entre os grupos divididos segundo o IMC: 62,5% (baixo peso), 46,8% (peso normal), 42,5% (sobrepeso) e 33,7% (obesos).

Os pacientes obesos tinham um risco de mote significativamente menor do que os pacientes de peso normal.Após o ajuste para diversas variáveis, a obesidade foi um preditor independente de menor mortalidade em pacientes portadores de IC.

Estudos anteriores já haviam demonstrado um menor risco de morte em cardiopatas obesos.É o chamado paradoxo da obesidade.

Fonte: European Congress of Cardiology - Heart Failure.