A insuficiência cardíaca (IC) caracteriza-se pela incapacidade do coração em suprir as necessidades metabólicas dos órgãos, devido a um bombeamento insuficiente de sangue através da circulação.A IC é uma das principais causas de morte e hospitalização em nosso país.

No Brasil,  a hipertensão arterial (pressão alta), a doença arterial coronariana (obstruções das artérias do coração por placas de gordura) e a doença de Chagas, figuram entre as principais causas de IC.

A prática regular de exercícios físicos faz parte da estratégia de reabilitação cardíaca em portadores de IC.Uma grande revisão de estudos confirmou os benefícios da prática de exercícios físicos em portadores de IC.

A revisão incluiu estudos publicados até janeiro de 2009, englobando um total de 3.647 pacientes, sendo que a maioria destes eram do sexo masculino e estavam em uma classe funcional II ou III ,ou seja, sentiam falta de ar desencadeada por esforços acima dos habituais.

Não houve diferença significativa entre o grupo que praticava exercícios e o grupo controle, no curto prazo (até 12 meses) ou longo prazo, em termos de risco de morte.O risco relativo de internações por IC foi 28% menor.A qualidade de vida melhorou significativamente nos pacientes com IC que praticavam exercícios.

Os autores da revisão concluíram que em pacientes com IC, o treinamento físico reduz as internações relacionadas à doença, resultando também em uma importante melhoria na qualidade de vida.

Fonte: European Journal of Heart Failure.