No último dia 16 de setembro aconteceu, em São Paulo, a cerimônia de inauguração da sede do Brazilian Clinical Research Institute (BCRI), que passou por ampla reforma...

No último dia 16 de setembro aconteceu, em São Paulo, a cerimônia de inauguração da sede do Brazilian Clinical Research Institute (BCRI), que passou por ampla reforma. A solenidade contou com a presença ilustre de convidados como o Prof. Dr. Walter Manna Albertoni, magnífico reitor da Universidade Federal de São Paulo, o Prof. Dr. Rubens Belfort, diretor da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o Dr. Dirceu Barbano, diretor da Anvisa, o Prof. Dr. Robert Harrington, diretor do Duke Clinical Research Institute (DCRI) dos EUA, Dra. Lisa Berdan, diretora assistente do Duke Clinical Research Institute o Dr. Antonio Carlos Viana Santos, desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo,  o Dr. Alberto Zacarias Toron, advogado criminalista, a empresária Viviane Senna, entre outros.

 

O Presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e diretor presidente do BCRI, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, proferiu discurso emocionado para o auditório lotado. “Além de promover cursos e eventos, o BCRI traz contribuição muito grande, permitindo que a pesquisa clínica cresça em qualidade nos vários pontos do país onde poderemos contribuir com as universidades direcionando a pesquisa clínica, acompanhando, orientando e dando suportes científico e jurídico para os diversos centros. Estamos certamente colocando o Brasil na janela do mundo no que diz respeito à pesquisa clínica”, afirmou.

 

O diretor executivo do BCRI e Professor Adjunto da Divisão de Cardiologia da Duke University, Dr. Renato Delascio Lopes, também agradeceu à equipe de profissionais altamente competente. “O BCRI é realmente um sonho que se torna realidade. Gostaria de agradecer ao Duke Clinical Research Institute (DCRI), à Unifesp, aos nossos colaboradores e membros do board e aos doadores que realmente fizeram desse sonho algo possível. Gostaria de agradecer também à equipe do BCRI, formada por cerca de 35 pessoas, cujo trabalho reflete o sucesso que a entidade tem nas suas iniciativas em todo o país”, disse.

 

No último mês de julho, o BCRI foi auditado por uma equipe do Duke Clinical Research Institute que avaliou seu trabalho, estrutura física e organograma. Durante a inauguração o Prof. Dr. Robert Harrington, diretor do DCRI, esteve presente para selar pessoalmente a parceria do renomado instituto americano com o BCRI.  “O BCRI é uma ideia maravilhosa porque permite uma integração de grupos de pesquisadores daqui do Brasil com investigadores de todo o mundo. Em última análise, dá aos pesquisadores e aos pacientes a oportunidade de interação com pessoas e entidades ao redor do globo. É um grande passo para o Brasil e para nós do DCRI representa uma importante parceria”, explica.