Por iniciativa do conceituado clínico, cardiologista e professor, Antonio Carlos Lopes, foi fundada, em 2015, a primeira escola médica temática do país, a Escola Paulista de Clínica Médica (EPCM). A entidade tem como missão incrementar a formação do estudante de medicina, especialmente aquele que está no 4º ano do curso, além de promover atualização e reciclagem do médico.

Imersa no que há de mais avançado em termos de tecnologia, a EPCM tem infraestrutura para oferecer cursos presenciais e à distância, com potencial para beneficiar também residentes e médicos de todas as regiões do país.

Seu modelo pedagógico inovador valoriza a verdadeira educação médica baseada na conduta humanística, estímulo à relação médico-paciente e atuação à beira do leito. Tem como filosofia a busca pela formação global do médico, oferecendo ferramentas para construção do próprio conhecimento e habilidade de enxergar o doente além da doença que o acomete.

Por isso, a EPCM investe em um currículo emancipatório, flexível, atual e baseado na comunidade, contemplando o saber emergente. Além das disciplinas convencionais, agrega temas de enorme relevância para a atuação profissional do médico, como Construção de Valores, Gestão em Saúde, Humanidades, Direito em Saúde, Ética e Bioética.

1º Curso Integrado de Clínica Médica

A EPCM iniciou suas atividades acadêmicas no último dia 12 de setembro com a realização do 1º Curso Integrado de Clínica Médica. Com a participação de professores altamente qualificados, o curso de 32 horas tem modelo pedagógico atual e metodologia de ensino avançada, além de possuir currículo à altura dos anseios de todos aqueles que exercem a Clínica Médica no Brasil. Voltado para médicos e estudantes de Medicina, pretende ampliar o conhecimento nos temas de maior relevância da especialidade, fornecendo importantes ferramentas para complementar a formação acadêmica. “O raciocínio clínico tem sido a base de todas as exposições que fazem a diferença na atuação do médico, já que este profissional muitas vezes acaba se diferenciando no diagnóstico e se igualando no tratamento. Temos certeza absoluta de que todos os participantes estão aproveitando bastante a experiência”, afirmou Antonio Carlos Lopes, diretor da EPCM.

No início de 2016, a entidade abrirá vagas para o Curso de Clínica Médica, que terá 360 horas e será voltado para estudantes do 4º ano de medicina. “Todos poderão aproveitar ainda mais essa proposta de um curso diferente que valoriza a fisiopatologia e a etiopatogenia, o que infelizmente não é abordado da maneira como deveria nas escolas médicas”, completou.

Para saber mais sobre o curso e se inscrever na modalidade online, acesse o site: epcm.cursoemmedicina.com.br.