Foto 1: Antonio Carlos Lopes recebe comenda das mãos da reitora da Unifenas, Maria do Rosário Araújo Velano
Foto 2: Antonio Carlos Lopes autografa exemplar do "Tratado de Medicina de Urgência e Emergência - Da Graduação à Pós-Graduação"

O presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, esteve na Unifenas no dia 24 de outubro para o lançamento do “Tratado de Medicina de Urgência e Emergência – da Graduação à Pós-Graduação”, livro de sua autoria e do presidente da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem), Fernando Sabia Tallo. Com dois volumes, a mais completa obra sobre o tema no Brasil possui 2,2 mil páginas e contou com a participação de 455 colaboradores. Na ocasião, Lopes também conversou com os alunos da universidade sobre a importância do humanismo na medicina e do investimento na educação médica de qualidade. “É preciso mostrar aos alunos os problemas que existem para que façam um raciocínio reflexivo e concluam se é isso mesmo que querem, porque essa é uma carreira árdua, de muita responsabilidade na qual qualquer displicência pode significar a morte de um paciente. Na medicina pode-se perdoar tudo, menos uma morte evitável”, afirmou. 



A reitora da Unifenas, Maria do Rosário Araújo Velano, aproveitou a ocasião para entregar ao Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes a Comenda Edson Antônio Velano criada em homenagem aos 25 anos do Hospital Universitário Alzira Velano e concedida àqueles que tiveram importante contribuição para o desenvolvimento social e do ensino, assistência e bem estar da comunidade. Lopes teve participação imprescindível na criação do curso de Medicina da Unifenas, que considera como um dos melhores entre as instituições particulares do país.