Segundo a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), uma maneira de prevenir é estando em dia com os exames ginecológicos. O HPV é comumente detectado pelo Papanicolau, procedimento rápido e simples. Além disso, a vacina é fundamental na prevenção, disponibilizada na rede pública de saúde para meninas entre 9 e 14 anos e meninos dos 11 aos 14. E claro, não se esquecer da importância do preservativo no combate contra o HPV e outras doenças.
Junto com a internet, a imposição de padrões estéticos também se intensificou entre as mulheres. Elas buscam a atividade física como caminho para atingir o sonhado “corpo ideal”. Porém, o exercício físico vai muito além de mera questão estética, trazendo benefícios para o corpo e mente.
São inúmeras as vantagens proporcionadas pelo movimento como a melhora do condicionamento físico, controle da glicemia, diminuição do colesterol e das chances de osteoporose. Além disso, de acordo com a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), o hormônio produzido durante o exercício – a endorfina- é fundamental para a redução de cólicas e efeitos da tensão pré-menstrual.
Entretanto, antes de iniciar uma rotina de atividades físicas, o ideal é passar pela avaliação médica para analisar se o corpo está apto à nova realidade. Saiba mais em www.mulhercoracao.com.br.