Existem vários tipos de pneumonia, que são consideradas doenças respiratórias e caracterizadas pela inflamação dos pulmões, mais especificamente nos alvéolos. No caso da pneumonia comunitária, pode ser ocasionada pelas bactérias Streptococcus pyogenes, Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis e Chlamydophila pneumoniae, além de alguns tipos de vírus e fungos.

 

O que difere a pneumonia comunitária de outras é seu agente infeccioso e o ambiente ao qual propiciou a infecção. 

 

Para você entender melhor, a pneumonia comunitária é aquela em que o paciente a adquire em um ambiente fora do hospitalar, em geral, na comunidade e locais onde frequentam os doentes. Os sintomas são de febre alta, tosse com catarro, dores no peito, falta de apetite, fraqueza e fadiga em excesso.

 

O Médico Clínico pode diagnosticar qual é o tipo de pneumonia e avaliar as possíveis causas de contágio, condições gerais do paciente e, também, solicitar exames complementares se necessário.

 

É importante procurar ajuda médica logo nos primeiros sinais da doença, que tendem a aparecer em pouco tempo após o contágio. Ainda, se faz necessário o uso de máscaras, isolamento do doente e seguir à risca as orientações médicas.

 

Conheça os tipos de pneumonias:

- Pneumonia Bacteriana

- Pneumonia Viral

- Pneumonia Fúngica

- Pneumonia Química

- Pneumonia Comunitária

- Pneumonia Hospitalar

 

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves - MTB: 48326