O  FDA (Food and Drug Administration), órgão americano que regulamenta a comercialização de produtos ligados à área da saúde, incluiu em uma lista prévia, mais 41 produtos que são usados com a finalidade de emagrecimento.

Estes produtos apresentam componentes potencialmente prejudiciais à saúde, segundo o FDA. A lista anterior, que continha 27 produtos, agora é composta por um total de 68 itens, após essa recente atualização feita pelo órgão americano.

O FDA alerta a população americana sobre a presença de componentes não-declarados na composição destes produtos usados para emagrecer. Entre as substâncias encontradas,   temos a sibutramina,  bumetanida,  rimonabanto, entre outras.

A sibutramina apresenta efeitos diretos sobre o sistema cardiovascular, podendo causar taquicardia, arritmia cardíaca e elevação da pressão arterial. Em pacientes cardiopatas, essa substância deve ser usada com cautela, podendo inclusive estar contraindicada.

A  bumetanida é um diurético, e pode causar tonturas, cãimbras e fraqueza muscular, além de poder  interagir de uma forma adversa com outros grupos de medicamentos.

A comercialização do rimonabanto foi recentemente suspensa na Europa, devido ao fato dessa medicação poder desencadear sintomas depressivos entre os seus usuários, inclusive com relatos de casos de suicídio.

A lista completa dos produtos considerados potencialmente maléficos à saúde pelo FDA, poderá ser encontrada na seguinte página da internet: http://www.fda.gov/bbs/topics/NEWS/2008/NEW01933.html

Fonte: FDA (2009).

Texto revisado por Nícia Padilha.

www.portaldocoracao.com.br