inervação dos rins por fibras nervosas é fundamental no surgimento e na manutenção do quadro de hipertensão arterial.Essa inervação libera um neurotransmissor, chamado de noradrenalina, que é capaz de aumentar a pressão arterial.

Pesquisadores de Melbourne (Austrália) relataram os efeitos positivos da desnervação dos rins, em portadores de hipertensão arterial grave e resistente, durante o congresso do American College of Cardiology (Orlando,Estados Unidos).

Os autores do estudo avaliaram a ressecção  dos nervos simpáticos renais, que passam junto das artérias renais, através de uma técnica por cateter chamada de ablação por radiofrequência.Esse tipo de ablação já é muito utilizado para o tratamento de algumas arritmias cardíacas.

Foram avaliados 45 hipertensos graves e resistentes ao tratamento com vários medicamentos. A desnervação via cateter acarretou uma redução imediata da pressão arterial. Após  6 a 12 meses do procedimento, uma redução média de 25 mm Hg na pressão arterial sistólica (pressão máxima) foi observada.

Os pesquisadores acreditam que a desnervação por cateter poderá ser uma ferramenta útil no tratamento de pacientes hipertensos resistentes ao tratamento com medicamentos.

Fonte:ACC(2009).

www.portaldocoracao.com.br