A empresa americana Medtronic anunciou o primeiro implante de um dispositivo, colocado abaixo da pele, capaz de monitorar o ritmo cardíaco a longo prazo (monitor de eventos implantável). O dispositivo cardíaco é chamado de XT ™ Insertable Cardiac Monitor.

O procedimento foi realizado pelo Dr. Blair Grubb, professor de medicina e pediatria do Toledo Medical Center (Estados Unidos), um centro especializado em arritmias cardíacas.   Os médicos poderão optar pelo dispositivo visando avaliar os pacientes com suspeita de arritmias cardíacas de difícil diagnóstico, atriais ou ventriculares (originadas nas câmaras superiores e inferiores do coração), pois o dispositivo XT permite uma monitorização  cardíaca a longo prazo.

O dispositivo  XT também será uma opção para os médicos que pretendem detectar especificamente a presença de certas  arritmias atriais, incluindo os episódios assintomáticos (sem sintomas) destas arritmias.

Outra indicação do dispositivo XT, seria  a avaliação dos pacientes com fibrilação atrial, uma arritmia cardíaca que acelera o coração, podendo também formar coágulos dentro deste. Esta monitorização cardíaca nos portadores de fibrilação atrial será útil para avaliar a necessidade do uso ou ajuste de medicamentos .

Fonte: Cardiology Management (2009).

www.portaldocoracao.com.br