A SBCM funda, neste mês de maio, o Capítulo de Simulação Clínica, que será chefiado pela Dra. Ana Paula Quilici, Coordenadora do Centro de Simulação da Universidade Anhembi Morumbi, Mestre em Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e especialista em Enfermagem e Cardiologia pelo Instituto do Coração...
A SBCM funda, neste mês de maio, o Capítulo de Simulação Clínica, que será chefiado pela Dra. Ana Paula Quilici, Coordenadora do Centro de Simulação da Universidade Anhembi Morumbi, Mestre em Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e especialista em Enfermagem e Cardiologia pelo Instituto do Coração. De acordo com a Dra. Ana Paula, o uso da simulação como ferramenta de ensino se faz cada vez mais importante para a formação do profissional, pois agrega vários componentes ao processo de aprendizagem. “Através dos cenários simulados podemos trabalhar o comportamento, as habilidades e o raciocínio, tanto de maneira isolada, como integrada. O objetivo final é permitir que o aluno seja melhor preparado e esteja mais seguro antes de ir para a prática profissional”, explica.
 

Ainda em 2010, a SBCM, através do Capítulo de Simulação Clínica, irá promover, em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, um Curso de Capacitação de Docentes para uso das ferramentas de simulação. Além disso organiza, durante o I Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, que acontece dias 11, 12 e 13 de outubro em São Paulo, um workshop sobre as técnicas e utilização dos vários equipamentos e cenários simulados.

 

Mais informações em breve através do site www.sbcm.org.br