Cresce a prevalência da obesidade mórbida entre os indivíduos com 65 anos de idade ou mais.Um recente estudo demonstrou que a cirurgia antiobesidade (bariátrica) neste grupo de pacientes é eficaz e segura.

Uma análise retrospectiva foi realizada em 197 pacientes com 65 anos de idade ou mais, que se submeteram à cirurgia antiobesidade entre janeiro de 2000 até dezembro de 2007.Os principais pontos avaliados nesta análise foram: taxa de mortalidade em 1 ano, porcentagem de perda de peso, mudança no uso de medicação diária e qualidade de vida.

A idade média dos pacientes foi 67,3 anos, sendo 72,1% do sexo feminino.A média de peso e IMC (índice de massa corporal, ou seja, peso dividido pela altura ao quadrado) antes da cirurgia foram 131,9 kg e 48,1 kg/m2, respectivamente.Lembramos que o IMC ideal deve ser menor que 25 kg/m2. Noventa e sete por cento dos procedimentos foram realizados por laparoscopia (modalidade cirúrgica realizada com um equipamento específico, através de minúsculos cortes).

Resultados principais da análise: o uso de medicação, peso e IMC, foram significativamente reduzidos em 6 meses e 1 ano; as médias de perda de peso em 6 meses e 1 ano foram de 44,5% e 55,3%, respectivamente; o escore de qualidade de vida melhorou em 6 meses e um ano. A taxa de morte em 1 ano foi de 1,3%. As taxas de complicações também foram aceitáveis, ocorrendo em  7% dos pacientes.