Relatório divulgado hoje (11) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que a taxa de mortalidade da tuberculose caiu 35% em relação aos anos 90, mas que, ainda assim, 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo morreram no ano passado depois de terem sido infectadas.

O levantamento aponta que, desde 1995, 41 milhões de pessoas foram curadas da doença e 6 milhões de vidas foram salvas. Do total de óbitos registrados apenas em 2009, 380 mil foram de mulheres, muitas delas jovens mães.

O sucesso no combate à tuberculose, segundo a OMS, é muito frágil. O órgão cobrou maior compromisso por parte dos governos e alertou que, dos 440 mil novos casos registrados em todo o mundo anualmente, menos de 5% dos pacientes recebe tratamento adequado.

Dez fatos sobre a tuberculose

A OMS elencou dez fatos sobre a tuberculose:

1- A Tuberculose é contagiosa e se espalha pelo ar. Se não tratada, cada pessoa com a doença ativa pode contaminar de 10 a 15 pessoas por ano.

2- Mais de dois bilhões de pessoas, ou um terço da população mundial, está infectada pelo bacilo da tuberculose. Um em cada 10 ficarão doentes com tuberculose ativa. Pessoas contaminadas pelo HIV possuem maior risco de ficarem doentes.

3- Um total de 1,7 milhão de pessoas morreram de tuberculose em 2009 (sendo 380.000 com HIV), o que equivale a cerca de 4.700 mortes por dia. A tuberculose é uma doença da pobreza, que afeta principalmente jovens adultos nos seus anos mais produtivos. A grande maioria das mortes por tuberculose acontece em países em desenvolvimento, sendo mais da metade na Ásia.

4- A tuberculose é a principal causa de morte em pessoas com HIV, que têm o sistema imunológico debilitado.

5- Surgiram 9,4 milhões de novos casos de tuberculose em 2009, dos quais 80% foram em apenas 22 países. Per capita, a incidência global de tuberculose está caindo, mas ainda é inferior a 1%.

6- A tuberculose é uma pandemia mundial. Dos 15 países com maiores índices de infecção, 13 são na África, enquanto um terço de todos os novos casos são na Índia e China.

7- A tuberculose resistente ao tratamento padrão está presente em todos os países pesquisados pela OMS.

8- Cerca de 440.000 novos casos de tuberculose resistente surgiram em 2008, com três países agrupando mais de 50% dos doentes: China, Índia e Rússia. A tuberculose extensivamente resistente à drogas acontece quando é desenvolvida uma resistência às drogas de segunda linha. É muito difícil de ser tratada e casos foram confirmados em mais de 58 países.

9- Existem metas estipuladas para 2015: As Metas de Desenvolvimento do Milênio que visa parar e reverter a incidência global e a meta de diminuir pela metade as mortes por tuberculose (em comparação com 1990).

10- 41 milhões de tuberculosos são tratados com sucesso e mais de 6 milhões de vidas foram salvas em 1995. Mais 5 milhões de vidas podem ser salvas até 2015 com a implementação do Plano Global para parar a tuberculose de 2011-2015.

*Com informações da Agência Brasil