As entidades preparam para dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, uma mobilização da categoria frente aos abusos das operadoras de saúde e a suspensão dos atendimentos no estado de São Paulo. Os médicos decidiram interromper o atendimento eletivo aos planos de saúde como forma de protesto por conta da remuneração inadequada, especialmente dos procedimentos; contratos sem índices de reajuste e periodicidade definidos e interferência no trabalho dos médicos. Eles pleiteiam ainda a readequação da rede credenciada, para que seja garantido o acesso pleno e digno dos pacientes à assistência contratada.
Os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos. Este é o quarto ano consecutivo em que os profissionais se mobilizarão em prol de melhorias no setor. Neste ano, a mobilização do dia 7 de abril contará com a participação de outros profissionais da saúde como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e cirurgiões-dentistas.
Doação de sangue
Entre as atividades do Dia Mundial da Saúde na próxima segunda-feira, as entidades médicas realizarão uma ampla campanha para a doação de sangue. Haverá um posto de coleta na sede da Associação Paulista de Medicina (av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278), entre 9h e 12h, quando médicos, fisioterapeutas e cirurgiões-dentistas, além de toda a comunidade, poderão participar da ação.