Quando submetemos um artigo científico muitas vezes desconhecemos todo o fluxo editorial a ser percorrido do momento de sua submissão até a publicação. Dado ao grande número de perguntas feitas por nossos Autores sobre o “status” dos seus artigos, neste boletim a Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica explicará o passo a passo deste Processo Editorial.



1. Checagem inicial é realizada pela secretaria da revista para verificar se o manuscrito atende as normas das instruções aos autores;

2. Após verificação inicial o artigo é encaminhado ao Editor para sua apreciação. Ele verifica:

a) Se o artigo está no escopo da revista (revisores são convidados para avaliação);

b) Se o artigo está fora do escopo da revista ou possui conteúdo e forma inadequada para publicação (editor rejeita artigo ou solicita revisão aos autores);

c) Caso o trabalho esteja apto para iniciar o processo de revisão, o mesmo é encaminhado, pelo menos, a dois revisores Ad hoc (revisão por pares ou peer review) que sejam especialistas no assunto daquele artigo para sua análise criteriosa. Esse passo no processo editorial é o principal responsável pela credibilidade da revista. Devemos lembrar que a Clínica Médica contempla diferentes áreas da medicina, levando a revista a ter um alto número de revisores ad hoc nas diferentes especialidades.

3. O editor, ao receber as avaliações dos revisores ad hoc, tomará sua decisão que pode ser:

a) Aceitar artigo sem revisões e dar prosseguimento no fluxo editorial.

b) Solicitar revisão aos autores.

c) Rejeitar o artigo com sugestões para melhorias, encorajando o autor reenviar para a revista.

d) Caso o parecer dos revisores sejam conflitantes, o editor poderá enviar o artigo para avaliação de outro(s) revisor(es). Após decisão do Editor, o autor é comunicado. Em caso de solicitação de revisões, o autor deverá fazer as correções baseando-se nas recomendações e sugestões dos revisores e editor.  O editor julga que as correções solicitadas ao autor foram atendidas satisfatoriamente, e dá prosseguimento ao fluxo.

4. Após a devolução do autor correspondente nessa readequação, é dado início a parte técnica do artigo: análise pelos editores técnicos do conteúdo formal do artigo (citação das referencias no texto, tabelas, sugestões de referências mais recentes pertinentes ao assunto abordado no artigo, etc..)

5. Finalização no envio do artigo para correção gramatical dos idiomas português e inglês.

6. Etapa final - envio a diagramação dos artigos no formato da revista.

7. Após correção da revista em formato pdf – envio para gráfica para impressão da mesma

8. Envio de cada artigo para alimentar base de dados onde a revista é indexada.