O presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, tomou posse dia 19 de abril como Superintendente Voluntário do Conselho Científico do Instituto de Ensino e Pesquisa da APAE de São Paulo. “Ter a oportunidade de contribuir com esta entidade é uma enorme satisfação. A medicina é pautada na prática do amor ao próximo, mesmo alicerce da APAE. Sinto-me honrado e quero retribuir à altura, contribuindo com seu desenvolvimento científico e social. É uma realização ímpar, poucos tiveram tamanho privilégio”, celebra Lopes.
Felipe Clemente Santos, diretor presidenteda APAE de São Paulo, Antonio Carlos Lopes, novo Superintendente Voluntário do Conselho Científico do Instituto de Ensino e Pesquisa da APAE de São Paulo e Cassio dos Santos Clemente, ex-presidente do Conselho de Administração da Organização
Lopes assina termo de posse
Em discurso, Lopes agradece a oportunidade: “A medicina é pautada na prática do amor ao próximo, mesmo alicerce da APAE. Sinto-me honrado e quero retribuir à altura, contribuindo com seu desenvolvimento científico e social”
O desafio será desenvolver ações referentes ao ensino e pesquisa, com destaque para a realização de novos estudos científicos, estimulo à união de Organizações Sociais e profissionais que trabalhem com a temática da deficiência intelectual no Brasil e no exterior por meio dos cursos de especialização, além do investimento na ampla inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual na sociedade. Lopes, que acompanhou a fundação da APAE de São Paulo, teve um amplo contato com a temática da Síndrome de Down. “À época, participei de uma pesquisa promovida pela Escola Paulista de Medicina e pela Universidade de São Paulo, no qual crianças com Síndrome de Down eram estudadas em todos os seguimentos (cardiologia, endocrinologia, pneumologia, nutrição etc.) para saber quais eram suas deficiências clínicas. Quero destacar esta ideia e repeti-la, propondo uma comparação. Vamos investir também na ampla inclusão dos pacientes na sociedade, sobretudo no mercado de trabalho, com inserção de atividades, respeitando o limite e as necessidades individuais”.
Sobre a APAE de São Paulo
A APAE de São Paulo é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 55 anos, promove o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório APAE de São Paulo é o maior da América Latina em exames realizados. Por meio do Instituto APAE de São Paulo, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre Deficiência Intelectual com pesquisas e cursos de formação.
Para colaborar, os interessados podem ligar para: 11-5080-7000, acessar www.apaesp.org.br ou enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
*Com informações da APAE de São Paulo