A Sociedade Brasileira de Clínica Médica oficialmente na data de hoje (29/07) a campanha Mulher Coração, que terá como objetivo orientar e alertar as mulheres de todo o Brasil sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 23 mil mulheres morrem diariamente vítimas de doenças cardiovasculares. Visando conscientizar sobre este problema global e frequentemente associado apenas aos homens, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) desenvolveu a campanha Mulher Coração, com apoio institucional da Marjan Farma.

“A iniciativa nasceu da necessidade de informamos as mulheres acerca da prevenção de doenças cardiovasculares. Na maioria das vezes, elas não sentem os sintomas comuns, como dores no peito, e, por conseguinte, não valorizam os sinais de possíveis problemas. Aproximadamente 30% dos acidentes cardiovasculares acontecem entre a população feminina, no Brasil – assim, é de nossa responsabilidade divulgar as formas de identificar e evitar estes casos”, afirmou o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes. 



O especialista também reforça que as mulheres estão cada vez mais expostas aos fatores de risco, como pílulas anticoncepcionais, menopausa e tabagismo. “A falta de sintomas característicos deixam-nas mais vulneráveis a relacionar cansaço, náusea, dores na parte superior do abdome, nas costas e no pescoço aos reflexos de seus estilos de vida agitados e estressantes”.

Apoie você também essa iniciativa!

www.mulhercoracao.com.br