A Campanha Mulher Coração, realizada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), acaba de ganhar uma nova madrinha: a atriz Isabela Garcia.

O objetivo da campanha, que conta com o apoio de diversos artistas e personalidades brasileiras,  é informar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares, entre elas o AVC, principal causa de mortes no mundo.

“Grande parte dos eventos cardiovasculares ocorrem por falta de informações, carência de conscientização e cuidados básicos de saúde”, alerta a Isabela em vídeo gravado para a campanha.

Nas mulheres, as doenças cardiovasculares já ultrapassam as estatísticas dos tumores de mama e útero. Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), respondem por um terço das mortes no mundo, com 8,5 milhões de óbitos por ano, ou seja, mais de 23 mil mulheres por dia. Entre as brasileiras, principalmente acima dos 40 anos, as cardiopatias chegam a representar 30% das causas de morte, a maior taxa da América Latina.

“Após os 40 anos, as consultas devem ser periódicas. Além disso, o bom funcionamento do coração e do sistema vascular depende de hábitos saudáveis desde sempre, o que inclui alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e lazer. Esses hábitos auxiliam na saúde física e mental e na redução do risco de doenças cardíacas. Também melhoram a autoestima, amenizam os sintomas da depressão e da ansiedade, e fortalecem o organismo, ocasionando aumento da qualidade de vida”, esclarece Lopes.

A campanha Mulher Coração tem como embaixadora a empresária Viviane Senna, diretora do Instituto Ayrton Senna. Com patrocínio institucional da Marjan Farma, já soma madrinhas e padrinhos como Ana Maria Braga, Aulus Selmer, Paula Lima, Neka Menna Barreto, Malu Mader, Betty Faria, Maitê Proença, e a atleta Fofão.

Saiba mais: WWW.mulhercoracao.com.br