Azia, desconforto e sensação de queimação no estomago podem ser sinais de gastrite ou úlceras gastrointestinais e precisam de diagnóstico para tratamento assertivo.

Geralmente, as principais causas das duas doenças são as mesmas, que incluem infecção pela bactéria Helicobacter Pylori, uso regular de anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) ou aspirinas, consumo excessivo de cigarro, álcool e café, alimentação irregular com muitos condimentos e, também, por estresse físico ligado à questões emocionais. 

Para você entender melhor, a gastrite é a inflamação da parede do estômago e pode ser erosiva ou não. Em geral, é mais leve e de fácil tratamento.  Já a úlcera é uma lesão derivada da gastrite e é mais profunda, com surgimento, inclusive, no esôfago e no duodeno (início do intestino), que se não trata adequadamente pode apresentar complicações com sangramentos e até perfuração do órgão.

Como as duas patologias são semelhantes, os tratamentos podem ser similares, com prescrição de medicação para uso entre 1 a 3 meses, com o objetivo de neutralizar a acidez do estômago e erradicar o H. Pylori. É necessário melhorar a alimentação, não consumir cigarros e álcool.

O Médico Clínico pode ajudar no diagnóstico e tratamento de diversas doenças, incluindo do sistema digestivo como gastrites e úlceras. É importante buscar ajuda ao menor sinal de que algo não está bem com a saúde.

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves - MTB: 48326

Saiba mais, acompanhe nossas redes sociais: 

Insta: @sbcm_oficial

Facebook: @SociedadeBrasileiraClinicaMedica 

 

Texto: jornalista Carina Gonçalves  (MTB 48326)