A Fibromialgia (FM) é uma doença clínica, com manifestações de dor no corpo inteiro, especialmente na musculatura. Acomete pacientes de diferentes perfis e idades, sendo mais comum em mulheres e na faixa etária entre 30 e 60 anos. Pode se manifestar, também, em homens e pessoas mais jovens, incluindo crianças.

É uma síndrome muito comum, provoca dor intensa e incapacitante, sem inflamações ou deformidades físicas. Pode, inclusive, ser confundida com outras patologias, especialmente reumatológicas.

Entre alguns sintomas, temos dor localizada que pode migrar para várias regiões do corpo, cansaço, sono não reparador (a pessoa acorda cansada), alteração de atenção e memória devido à dor, depressão e ansiedade e alterações intestinais. Há também sinais característicos como sensibilidade ao toque e a compressão da musculatura.

Até o momento não há uma causa definida para a Fibromialgia, mas observa-se que as pessoas portadoras da doença possuem menor tolerância a dor e podem desenvolver os quadros a partir de algum evento grave, que envolve trauma físico, psicológico ou infecção grave.

O Médico Clínico pode diagnosticar a fibromialgia durante a anamnese com o paciente e descartar outras patologias, dispensando a necessidade de exames comprobatórios para a doença. O tratamento contempla cuidados multidisciplinares com uso de fármacos (analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivos tricíclicos), atividade física regular e acompanhamento psicológico.

 

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves - MTB: 48326