Espirros, mal-estar, febre, dor de garganta, secreção nasal e dores de cabeça podem ser sintomas de diversas síndromes gripais. Mas como saber o que é gripe, Covid-19 ou apenas uma alergia?

Entre as principais cepas ativas no momento, temos a Covid-19 (Omicron e Delta) e Influenza A (H3N2), que podem confundir no diagnóstico e apresentam alguns sintomas parecidos, inviabilizando a análise apenas pelo olhar clínico.

Para saber, de fato, quais são as doenças reagentes nos pacientes, se faz necessário a testagem específica para cada tipo de vírus. Ou seja, para Covid-19 e Influenza. E, pode ser feito simultaneamente no atendimento ambulatorial.  Entre os testes, pode-se fazer o PCR ou teste rápido de antígeno para identificar a cepa ativa.

Vale lembrar que após os primeiros sintomas de qualquer síndrome gripal, é necessário realizar os protocolos de segurança à saúde: uso obrigatório de máscara, álcool em gel, distanciamento ou isolamento, além de manter os locais arejados e sem aglomerações.

Também, é muito importante manter as vacinas atualizadas (Covid-19 e Gripe), pois elas contribuem diretamente para evitar a progressão das doenças para casos graves, crônicos e óbitos.

Portanto, a responsabilidade coletiva faz toda a diferença para que o contágio dos vírus seja controlado e não haja sobrecarga de atendimentos ou hospitalizações de pacientes nas redes públicas e privadas de saúde de todo país.

Juntos podemos controlar o avanço das doenças!

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves - MTB: 48326