Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crônica, com aumento de açúcar/glicose no sangue, que ocasiona diversos problemas de saúde. Pode ter relação com a hereditariedade, maus hábitos de vida e consumo exagerado de alimentos açucarados e/ou industrializados. A obesidade também é um fator importante de risco.

A diabetes, quando não controlada e adequadamente tratada, pode promover diversos processos inflamatórios no organismo, aumentando, inclusive, o risco de comprometimento do coração e maiores chances de aumento da pressão arterial, Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, doenças cardiovasculares, neuropatia, retinopatia, surdez, pé-diabético e depressão.

É possível ter uma vida com qualidade por meio de tratamentos com remédios e insulina (quando necessário), com a prática de atividades físicas regulares, alimentação saudável e equilibrada. Temos os seguintes subtipos: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.

A diabetes tipo 1, considerada como doença autoimune, é percebida desde o nascimento e é a menos comum entre os pacientes.

A diabetes tipo 2, é a mais comum e ocorre pela resistência à insulina, especialmente relacionada a maus hábitos alimentares e falta de atividade física, ao longo da vida.

A Diabetes gestacional acontece durante os meses de gestação e é relacionada com a produção de outros hormônios que bloqueiam a ação da insulina.  

Existem outros subtipos raros como, por exemplo, a diabetes latente autoimune do adulto ou a diabetes desencadeada pelo uso de medicamentos.

Conheça os principais sintomas de diabetes: boca seca, cansaço, sede demasiada, vontade de urinar frequente, aumento de fome e alterações na visão.

O diagnóstico ocorre por meio de exames que avaliam a concentração de glicose no sangue e o tratamento adaptado pelo médico, com a reposição de insulina sempre para o diabetes tipo 1.

O Médico Clínico é um dos especialistas que pode auxiliar no tratamento e melhora na qualidade de vida do paciente. Mantenha suas consultas de rotina com o seu médico!

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves - MTB: 48326