Quadro - Mulher Coração - SBCM

Cerca de 23 mil mulheres morrem por dia decorrentes de doenças cardíacas no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), chegando a 8,5 milhões por ano.

São mortes, muitas vezes, decorrentes de maus hábitos que desencadeiam problemas cardíacos e que poderiam ser evitadas, como é o caso do tabagismo.

Para as mulheres, o hábito de fumar promove o dobro ou até quatro vezes o risco de desencadearem algum quadro associado a cardiopatias e derrames.  Quando comparadas com homens fumantes, o risco aumenta em 25% a possibilidade de doenças do coração.

Ao fumar, a nicotina encontrada no cigarro provoca diversos danos no organismo e na saúde do corpo afetando todos os tecidos e órgãos como coração, pulmões, boca, garganta, rins, colo do útero e pâncreas. Também, causam alterações na pressão arterial e na frequência cardíaca. Para as mulheres que usam contraceptivos orais, os riscos aumentam consideravelmente.

O fumo passivo também pode provocar problemas cardíacos e adjacentes para quem convive com fumantes. O tabaco e o monóxido de carbono provocam a perda de oxigênio do coração, artérias e cérebro, danificando os vasos sanguíneos e torna o sangue mais denso, propiciando o surgimento de coágulos.

Os riscos são eminentes para as mulheres fumantes entre 50 e 64 anos, pois nesta fase produzem menos estrógeno, favorecendo o fechamento das artérias pelas placas ateromatosas, tornando mais grave e propícia à oclusões arteriais. 

Portanto, fumar não é indicado ou saudável em quaisquer ocasiões! Cuide de sua saúde, cuide de seu coração e fique longe do tabaco (em geral), pois a fumaça inalada mata!

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves - MTB: 48326