A arritmia cardíaca é caracterizada pela disfunção do coração que pode se apresentar como acelerada ou descompassada.

Acomete homens e mulheres e de diferentes idades, perfis físicos e hábitos de vida.

Para você entender melhor, a arritmia cardíaca acontece quando os impulsos elétricos do coração apresentam alguma anomalia e é comum o paciente perceber uma vibração, dor no peito, tonturas e até chegar a desmaiar.

É necessário investigar as possíveis causas, especialmente para quem já possui histórico de doenças cardiovasculares, incluindo familiares, sobrepeso, sedentarismo e outras comorbidades associadas.

Pessoas supostamente saudáveis também podem apresentar quadros de arritmia em suas atividades corriqueiras como, por exemplo, corridas, caminhadas, musculação e atividades físicas de maior impacto. Questões psicológicas também podem afetar o ritmo cardíaco provocando descompasso ou aceleração dos batimentos.

O Médico Clínico pode ajudar no diagnóstico e tratamento de problemas cardíacos como arritmia e outras patologias associadas. Para casos crônicos ou graves, além do tratamento correto, pode ser necessária a implantação de dispositivos e até mesmo cirurgia para correção do problema.

Em períodos mais frios, com temperaturas abaixo de 14ºC, muito comuns no inverno, aumentam as chances de mais casos de arritmia cardíaca e outras enfermidades como infarto, por exemplo.

Pessoas com histórico na família ou com predisposição precisam consultar seu médico com periodicidade! Fale com o seu Clínico e esclareça as dúvidas!

 

Texto: Jornalista Carina Gonçalves - MTB: 48326