Inovadora e mais próxima à realidade, elaboração conjunta entre Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Comissão Nacional de Residência Médica inclui cenários de prática

A partir de 1º de dezembro de 2023, entra em vigor a resolução nº 5 de 8 de novembro de 2023, publicada no Diário Oficial da União, que determina a nova “Matriz de Competências em Clínica Médica e Cenários de Prática”. A atualização foi fruto de um longo processo de trabalho em conjunto com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, que foi apresentado e aprovado, em agosto, em sessão ordinária da plenária da Comissão Nacional de Residência Médica.


As matrizes das especialidades são instrumentos pedagógicos que direcionam os currículos para o desenvolvimento das competências do médico especialista em formação e essa nova matriz é inovadora, de acordo com a secretária executiva da CNRM, Dra. Viviane Peterle. “O formato aproxima-se mais da realidade e traz maior clareza para planejamento e execução local do currículo para o PRM, tanto pela descrição de conteúdos mínimos para a prática clínica, quanto aos possíveis cenários de prática a serem executados”, enaltece.


A nova publicação revoga a resolução CNRM No 14, DE 6 DE JULHO DE 2021, que ainda é válida aos residentes regularmente matriculados nos Programas de Residência Médica (PRM) autorizados antes da publicação da nova matriz. Os PRM que se iniciarem a partir de 2024 devem seguir a nova matriz.


O intuito da SBCM é de sempre constituir a matriz que forme o médico que cuida do paciente como um todo, com medicina humanística, como é um de seus pilares. “É importante que todos saibam diferenciar que estamos com foco em currículo, ou seja, na Educação Médica, não na escolaridade ou na grade horária (que conta no documento, mas com menos destaque). Queremos, por exemplo, que o médico saia da residência sabendo aprender, sabendo ler uma cartilha ou um artigo científico para manter-se atualizado, queremos que desenvolva autonomia”, explicou o Presidente da SBCM, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes.

Confira abaixo os objetivos, geral e específicos, da resolução e clique AQUI para acessar a íntegra e conhecer também as competências e requisitos mínimos para o primeiro (R1) e segundo ano (R2):

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DA CLÍNICA MÉDICA
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA E CENÁRIOS DE PRÁTICA


1. OBJETIVO GERAL:
Normatizar, junto às instituições, a organização dos conteúdos, habilidades e atitudes correlacionados aos cenários de práticas para o cumprimento das competências, por ano de treinamento, necessárias para formação do médico especialista em clínica médica, nos Programas de Residência Médica em Clínica Médica, permitindo a execução das avaliações das competências nos programas de Residência Médica e do médico residente, de modo compatível com os requisitos mínimos desse programa de residência.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Capacitar o médico residente em Clínica Médica para a executar o atendimento clínico em indivíduos adultos, nos cenários de prática de ambulatórios de Clínica Médica e em ambulatórios de especialidades médicas cujo pré-requisito seja o programa de clínica médica, além do atendimento hospitalar em Unidades de Internação para tratamento prolongado nas enfermarias de Clínica Médica e outros ambientes, envolvendo as diferentes áreas da Clínica Médica, como atendimento de Urgência e Emergência em Prontos Socorros e Pronto Atendimentos, Unidade de Tratamento Intensivo e semi-intensivo, cuidados paliativos, dor, toxicologia e demais áreas de atuação afins.
O Médico Residente deve ser capaz de desenvolver o plano diagnóstico e de tratamento para as doenças nas diversas áreas de atuação da Clínica Médica, sendo capaz de realizar intervenções de promoção, prevenção e recuperação da saúde e desenvolver o pensamento crítico e reflexivo ao conhecimento científico pertinente a sua prática profissional, tornando-o progressivamente autônomo, capaz de praticar a comunicação verbal e não verbal com empatia, comprometido com o seu paciente, além de exercer liderança horizontal na equipe interdisciplinar e multiprofissional de saúde.

Texto: Niti Takemoto