Em reunião realizada às vésperas do Dia da Mulher, a Comissão de Mulheres Clínicas da SBCM debateu sobre os desafios enfrentados por médicas clínicas em diferentes ambientes e regiões, além de medidas que possam beneficiá-las no desenvolvimento de suas carreiras.  

“O intuito da comissão é unir as mulheres, não contra alguém, mas, sim, para acolher as maiores dificuldades delas, principalmente das mais jovens, e quais medidas podem contribuir para que alcancem cargos de gestão se assim desejarem”, explica Dra. Tatiana Regina Criscuolo, presidente da comissão.  

Entre as ideias que surgiram, está o desenvolvimento de cursos de aprimoramento direcionados a acadêmicas e residentes, além de uma necessária pesquisa que apresente indicadores sobre as associadas.  

Esta pesquisa está sendo preparada pela comissão e será inclusa às informações coletadas sobre os associados da SBCM de todos os gêneros no momento da renovação de anuidade ou de inscrição de novos sócios. Assim, o tempo das participantes será otimizado e os dados poderão tornar mais assertivos outros projetos da SBCM também.   

A vice-presidente da comissão, Dra. Larissa Velano e demais integrantes, como Dra. Paula Yoshimura, que traz a experiência da Sociedade de Pediatria de São Paulo, e as presidentes de algumas regionais, Dra. Tereza Cristina Brito, do Pará, Dra. Aline Yehia, de Minas Gerais e Dra. Viviane Peterle, do Distrito Federal, participaram da reunião e somaram propostas que partiam do contexto local em que estão inseridas, entre preceptorias, instituições de ensino superior, hospitais e outras empresas.  

Conheça alguns dos planos de trabalho que estão sendo analisados:  

  • Oferecer maior acesso para a participação feminina na vida associativa;  
  • Debater questões específicas das dificuldades que as médicas têm para trabalhar na área Clínica; 
  • Apoiar às mulheres para alcançarem cargos de gestão na Clínica Médica;  
  • Promover reuniões para desenvolvimento de políticas públicas de interesse das médicas e da população;  
  • Trazer informações sobre ajuda jurídica para questões de direito médico e trabalhista; 
  • Promover discussões sobre projetos e trabalhos de pesquisa dentro do instituto e conveniado com faculdades; 
  • Apresentações de trabalhos em congressos, seminários, cursos.  

 

Se você é acadêmica ou médica associada à SBCM e deseja contribuir com sugestões ou com a sua participação como integrante da comissão, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..