No dia 29 de novembro a Regional São Paulo da SBCM promove o curso Atualização em endocrinologia para o clínico sobre síndrome metabólica: tireóide, diabetes e obesidade, no Bourbon Convention Center, na capital... No dia 29 de novembro a Regional São Paulo da SBCM promove o curso Atualização em endocrinologia para o clínico sobre síndrome metabólica: tireóide, diabetes e obesidade, no Bourbon Convention Center, na capital. Dirigido a todos os profissionais de saúde, o curso abordará o manejo dos nódulos tireoidianos na prática clínica, o hipo e o hipertireoidismo subclínico, o tratamento farmacológico da obesidade e da síndrome metabólica, a hipertensão arterial sistêmica, as novas drogas para o tratamento do diabetes tipo 2 e a insulinoterapia no diabetes tipo 2.

Coordenado pelo presidente da entidade, Roberto Raduan, o curso pretende preparar o clínico para reconhecer e tratar a síndrome metabólica, porque o papel do especialista vem se tornando cada vez mais importante e abrangente. "Hipertensão arterial, resistência à insulina, disglicemia, dislipidemia, inflamação vascular e estado protrombótico são considerados seqüelas da gordura abdominal e caracterizam a síndrome metabólica", explica.

A síndrome metabólica pode ser prevenida ou ter seu desenvolvimento retardado com a adoção de um estilo de vida saudável, que deve incluir dieta equilibrada, atividade física regular e acompanhamento médico para controlar outros aspectos da saúde, como pressão arterial e níveis de açúcar e gorduras no sangue. As vagas são limitadas e as inscrições vão até o dia 18. Mais informações podem ser obtidas no site www.clinicamedicaonline.com.br.