Pesquisadores da Ohio State Comprehensive Cancer Center descobriram que as antocianinas, uma classe de flavonóides nas amoras pretas, inibem o crescimento de células tumorais e estimulam a sua apoptose no esôfago de ratos tratados com um carcinógeno para o esôfago.

"Nossos dados fornecem um forte evidência que as antocianinas são importantes para a prevenção do câncer", disse o autor principal do estudo, Gary D. Stoner, Ph.D., professor no departamento de medicina interna da Ohio State University. Stoner e sua equipe de pesquisadores alimentaram ratos com um extrato de amora rico em antocianina e constataram que o extrato era quase tão efetivo na prevenção do câncer do esôfago em ratos quanto amoras pretas integrais contendo a mesma concentração de antocianinas.

Este estudo demonstra a importância das antocianinas como agentes preventivos nas amoras pretas e valida descobertas in vitro similares. Este é o primeiro estudo a examinar a correlação entre antocianinas e prevenção de câncer in vivo.

Stoner e seus colegas conduziram estudos clínicos usando pó de amora integral, com alguns resultados promissores, mas era necessário que os pacientes ingerissem até 60 g de pó ao dia. "Agora sabemos que a antocianina nas amoras são tão ativas quanto as amoras integrais em si e esperamos poder prevenir o câncer em humanos usando uma mistura padronizada de antocianinas", disse Stoner.

"O objetivo é substituir o pó de amora integral por seus componentes ativos e então descobrir melhores formas de ministrá-los aos tecidos, para aumentar a sua absorção e efetividade. Por último, esperamos testar as antocianinas em relação à efetividade em vários órgãos humanos", disse Stoner

Cancer Prevention Research, 08/01/2009

Fonte: Emedix