Foi aprovada no Brasil a comercialização do etexilato de dabigatrana, um novo anticoagulante oral que ajuda a prevenir a formação de coágulos. O medicamento atua como bloqueador, e está sendo inicialmente indicado para prevenção de tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes submetidos à cirurgia para colocação de prótese total de quadril e joelho. Somente no Brasil, estima-se que sejam realizados todos os anos cerca de 70 mil procedimentos como esses.

Segundo o cirurgião vascular Erasmo Simão da Silva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a trombose atinge 100 mil brasileiros anualmente e, exceto nos casos de cirurgia ou fratura, ela pode ser prevenida na maioria das vezes com algumas medidas simples.

- A trombose acontece quando o sangue se torna sólido dentro da veia. Existem tipos diferentes de coágulos. Alguns são imperceptíveis, outros causam sequelas pequenas, e em casos graves podem parar no pulmão e causar embolia pulmonar, condição gravissíma que pode levar a morte - explica o médico.

Manter o peso adequado, praticar exercícios físicos, não fumar e evitar o uso de hormônios sintéticos (como a pílula anticoncepcional e a reposição hormonal), ajudam a evitar o aparecimento de trombos.

- O exercício regular é fundamental, principalmente em pessoas que têm tendência a coágulos, porque além de aumentar a circulação sanguínea, a atividade física fortalece a musculatura da perna, essencial para bombear o sangue corretamente até o coração. Quem fica muito tempo parado deve lembrar de caminhar de hora em hora e mexer o pé, dando voltas com o tornozelo, com frequência - completa.

O principal tratamento para a trombose é feito com injeções de anticoagulantes. Até hoje, um medicamento oral eficaz que substituisse as injeções não havia sido aprovado pelos especialistas.

- Por enquanto, este novo medicamento tem indicação pós-cirúrgica. Mas nada impede que daqui a pouco ele seja usado para prevenir coágulos em outras situações, como antes de uma viagem de avião, por exemplo - diz o cirurgião vascular.

Fonte: O Globo On Line