O CBMED, aconteceu de 2 a 4 de outubro e promoveu uma ampla discussão em torno do tema da Humanização, lançando foco nas temáticas voltadas para a construção de profissionais mais humanos, atentos às necessidades dos pacientes. De acordo com Laryssa Maria, presidente discente do congresso, foram 425 inscritos, 278 trabalhos submetidos e 11 palestrantes convidados. “Foram quase 4 meses de trabalho e preparação, resultando em uma das experiências mais complexas e, ao mesmo tempo, satisfatórias que tivemos”, afirmou. “Somos 18 pessoas no time da organização e 3 coordenadores docentes. Toda a equipe trabalhou com muita organização e, mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia, conseguimos alcançar o nosso objetivo”.

O evento foi online e teve apoio da SBCM.



Com foco voltado para a valorização e defesa da Clínica Médica, a SBCM criou uma campanha permanente que visa sensibilizar a sociedade, profissionais de saúde, acadêmicos e médicos de todas as especialidades para a importância do Clínico no Sistema de Saúde brasileiro e a relevância da sua atuação em prol do humanismo na Medicina e do fortalecimento da relação médico-paciente.

O Clínico é o especialista capacitado para oferecer atendimento global aos pacientes, com uso racional de exames laboratoriais. É considerado o grande integrador da prática médica e desempenha papel fundamental no Sistema de Saúde no Brasil. Quando bem formado, é capacitado para diagnosticar e tratar 70% dos doentes que buscam atendimento.

“Em torno disso, precisamos unificar forças para combater iniciativas sem credibilidade que visam estabelecer outros nomes para a especialidade, desvalorizando a atuação do Clínico e desrespeitando nossa origem e tradição. Consagrada pelos mestres do passado, a Clínica Médica é nome respeitado e honrado por todos os Clínicos do país. Trata-se de um patrimônio nacional”, reforça o presidente da SBCM, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes.

Visite o site da campanha e manifeste seu apoio. Além de curiosidades sobre a especialidade no Brasil e no mundo, o site traz vídeos com depoimentos a respeito da Clínica Médica e uma importante mensagem aos Clínicos brasileiros.

Confira: http://bit.ly/juntospelaclinicamedica.

     

Mais uma atleta vem integrar o time em prol da saúde do coração da mulher: Virna Piovezan, ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei. Ela deixa seu depoimento sobre como é importante prevenir, acima de tudo, e diminuir os riscos cardíacos em mulheres.

A apresentadora de televisão, Nadja Haddad, também manifestou seu apoio. Ela que desempenha inúmeras funções em seu dia a dia, alerta para o aumento dos riscos cardiovasculares em mulheres e convida a todas para caminharem juntas em mais essa batalha!

Veja os depoimentos no site da Campanha Mulher Coração e nas redes sociais.



O portal entrevistou o presidente da SBCM, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, e publicou matéria especial sobre a campanha. O texto traz informações e estatísticas sobre a Clínica Médica no Brasil. Com mais de 42 mil registros, a especialidade foi das que mais cresceu nos últimos anos. Segundo Lopes, a criação da SBCM, em 1989, proporcionou grande visibilidade e respeito à especialidade. “Isso graças a um trabalho intenso de conscientização realizado pela entidade junto aos colegas médicos e à sociedade”, explica.

A atuação para valorização, nos últimos 30 anos, existe para continuar esse trabalho e conta com o apoio de outras entidades, como a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). Por fim, o presidente também agradece o apoio das demais sociedades. “Novamente agradeço a todas as sociedades de especialidade que se ombreiam com a Clínica Médica e sem as quais não conseguiríamos cumprir totalmente nossos objetivos”, assegura.

Confira a matéria completa e o depoimento do Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes: https://bit.ly/2SISQC9.



O cuidado com o coração deve ser diário e em comemoração ao Dia Mundial do Coração, queremos lembrar como é importante cuidar daquele que é o nosso motor e mantém o corpo funcionando.

No Brasil, o número de óbitos entre a população feminina com mais de 40 anos por doenças do coração ultrapassa 30%. Por isso, cuidar da saúde constantemente é essencial para mudar esses números. Cuide do seu coração!

Visite o site da Campanha Mulher Coração e saiba mais: www.mulhercoracao.com.br.

Subcategorias